Mudanças na Educação

O Jornal Ouvidor conversou nesta semana com Maria Donizete, exonerada pela Prefeita Fábia Porto, do cargo de secretária Municipal de Educação

Educação Em 02/02/2018 21:23:31

A Prefeita Fábia Porto realizou nesta semana a décima mudança em suas secretarias municipais, desta vez a substituição ocorreu na Educação. Após 12 meses e 29 dias sob o comando de Maria Donizete Queluz, a Pasta agora passa a ser administrada por Liliene de Paiva Andrade: “Agradeço a todos que confiaram em meu trabalho e sabem que fiz o meu melhor, só não agradei mesmo aqueles que me procuraram visando interesses pessoais”, disse Donizete. 

Conquistas

Em um ano à frente da Educação, Donizete pontua o que considera como conquistas de sua equipe, entre elas o processo seletivo para a contratação de professores, já previsto para ocorrer em março deste ano: “Regularizamos todos os trâmites burocráticos e está tudo pronto para a administração realizar este processo, serão mais professores na rede”, pontua. Além disso, houve também a reformulação do Centro de Apoio aos Professores (CAP) com mais suporte, formação e capacitação aos professores municipais.

As aulas em Santa Isabel retornam no dia 16/02, entre as novidades previstas para 2018 está a implantação de musicalização para os alunos da creche e infantil 1 e 2 com idades até 5 anos. Através da música desenvolver a educação vai estimular a coordenação motora, identificação e descobrimento de novos sons e instrumentos. O projeto é em parceria com a Orquestra de Metais do Município e terá coordenação do Maestro Edmar Valinhos. 

Diferente do ano passado em que a Educação enfrentou sérios problemas com os uniformes escolares, Donizete garante que deixou todas as 29 escolas do município, abastecidas com o kit de uniformes escolares que serão entregues aos pais dos novos alunos da rede, já no primeiro dia de aula. 

A ex-secretária diz que assumiu a Pasta com uma frota de veículos completamente quebrada e entrega o cargo já com uma van escolar nova, exclusiva para o transporte de alunos da Escola de Educação Especial Sérgio Alves Porto: “Ainda para este ano está previsto o envio de seis novos ônibus escolares zero km, frutos da aquisição de emenda enviada ano passado a Educação pelo deputado Federal, Roberto de Lucena (PV)”, acrescenta. 

Os desfiles cívicos e a Confabam (Concurso de Fanfarras e Bandas) foram os projetos resgatados pela equipe de Donizete. Os motivos apresentados pela Prefeita para justificarem sua saída, Doni prefere não comentar, mas garante não guardar ressentimentos: “Fiz questão de ter uma Secretaria de portas abertas, com diálogo direto com os professores e diretores da rede para saber o que falta nas escolas e o que precisávamos melhorar. O sucesso foi sem dúvida de toda a equipe”, finaliza.

Das 13 atuais secretarias do Governo Fábia Porto, apenas três permanecem comandadas pelos mesmos secretários desde o início, Esportes, com Daniel de Lucena; Finanças, com Sérgio Sidorco e Serviços Municipais, com Rodrigo Butterby.